Estratégia Empresarial – A Análise Estrutural de indústria

A estratégia competitiva deve surgir de uma compreensão sofisticada das regras da concorrência que determinam a atratividade de uma indústria. Em qualquer indústria, seja ela doméstica ou internacional, produza um produto ou serviço, as regras da concorrência estão englobadas em cinco forças competitivas:

  • A entrada de novos concorrentes.
  • Ameaças de novos substitutos.
  • Poder de negociação dos compradores.
  • Poder de negociação dos fornecedores.
  • Rivalidade entre os concorrentes existentes.

As cinco forças competitivas que determinam a rivalidade da indústria.
Fonte: PORTER

Determina a habilidade de empresas em uma indústria para obter, em média, taxas de retorno sobre investimentos superiores ao custo capital. O resultado é que todas as indústrias não são semelhantes do ponto de vista da rentabilidade inerente. A rentabilidade da indústria não é uma função de aparência do produto ou se ele engloba alta ou baixa tecnologia, mas da estrutura industrial.

As cinco forças determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e o investimento necessário das empresas em uma indústria. O poder do comprador influencia os preços que as empresas podem cobrar, por exemplo da mesma forma que a ameaça de substituição. O poder dos compradores também pode influenciar o custo e o investimento, porque compradores poderosos exigem serviços dispendiosos. O poder de negociação dos fornecedores os custos das matérias-primas e de outros insumos. A intensidade da rivalidade inglencia os preços assim como os custos da concorrência em áreas com fábrica, desenvolvimento de produto, publicidade e forças de vendas. A ameaça de entrada coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter entrantes.

As tendências da indústria mais importantes para a estratégia são aquelas que afetam a estrutra industrial.

As empresas através de suas estratégias podem influenciar as cinco forças. Se uma empresa pode modelar a estrutura, ela pode modificar fundamentalmente a atratividade de uma indústria para melhor ou para pior.

Cada indústria é única e tem sua própria estrutura única. A metodologia das cinco forças permite que uma empresa perceba a complexidade e aponte os fatores críticos para a concorrência em sua indústria, bem como permite que ela identifique as inovações estratégicas que melhorariam da melhor forma a rentabilidade da indústria.

Estratégias que modificam a estrutura industrial podem ser uma faca de dois gumes, porque uma empresa pode destruir a estrutura e a rentabilidade da indústria com a mesma facilidade com que pode melhorá-las.

Se a imitação de uma ação empreendida por grandes concorrentes tiver o efeito de aniquilar a estrutura industrial, então todos estão em má situação. Estes destruidores de indústria são, quase sempre empresas de segundo escalão em busca de um modo de superar grandes desvantagens competitivas, empresas que encontram sérios problemas e estão buscando desesperadamente soluções ou concorrentes aturdidos que desconhecem seus custos ou têm disposições irreais quanto ao futuro.

As ações dos líderes podem ter um impacto desproporcional sobre a estrutura, devido ao seu porte e à sua influência sobre os compradores, fornecedores e outros concorrentes. Ao mesmo tempo, as grandes parcelas de mercado dos líderes garantem que tudo o que altere a estrutura industrial geram irá afetá-los também.

Normalmente é melhor os lideres adotarem ações para melhorarem ou protegerem a estrutura industrial do que buscarem maior vantagem competitiva para si próprio.

Texto adaptado por Gustavo, com base no livro - Estratégia Empresarial (Prof. Carlos Eugênio Friedrich Barreto).

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