Planejamento em TI – Virtualizando Aplicações

Neste artigo será tratado brevemente sobre a virtualização de aplicações, visto que o mais comum em ambientes corporativos e data-centers a virtualização de servidores físicos. A consolidação de servidores para servidores virtuais não é a unica opção no cenário atual de TI. A virtualização de aplicativos utilizando tecnologias como ferramentas Microsoft entre outras. Pode-se poupar dinheiro, reduzindo os custos administrativos de instalação, manutenção e problemas na aplicação como exemplo o suporte local.

Quando se virtualiza uma aplicação, ela deixa de ser instalada fisicamente na máquina dos clientes e passa a ser instalada somente no servidor, centralizando a aplicação.

Administradores de redes ou o próprio Helpdesk não iram mais lidar com várias instalações com diversos aplicativos em diferentes máquinas.

A virtualização de aplicativos também pode fornecer maneiras de proteger o sistema operacional entre outras aplicações de software como bugs ou falhas. A virtualização de aplicativos também ajuda a reduzir ou eliminar o tempo de inatividade dependendo da aplicação.

Outras vantagens sobre a virtualização são as costumizações do ambiente centralizadas a uma máquina só, como exemplo, o tempo que ela será usada, os upgrades de hardware, grupos de acesso a adminsitração da aplicação entre outras.

Gustavo

 

Deixe um comentário