Planejamento em TI – Virtualizando Servidores

Um dos assuntos que tem sido falado nos últimos anos e que veem crescendo cada vez mais. Alguns empreendedores ou gerentes de TI, acabam não conhecendo muito, mas certamente os técnicos e administradores de redes já sabem deste crescimento a tempos.

Estamos na época da Virtualização e isto trás um bom motivo, pois a virtualização faz com que vários servidores físicos se tornem em um ou menos máquinas. usando técnologias de virtualização como Microsoft Virtual Server, VMware ESX Server e Windows Server 2008 Hyper-V.

Principal beneficio da virtualização é salvar dinheiro em custos de hardware, energia elétrica, custos de refrigeração e carga de trabalhos administrativos. A consolidação de servidores também reduz a quantidade de espaço que você precisa, permitindo poupar dinheiro na propriedade real do escritorio.

Virtualização, basicamente, é a técnica de separar Aplicação e Sistema Operacional dos componentes físicos. Por exemplo, uma Máquina Virtual possui Aplicação e Sistema Operacional como um Servidor Físico, mas estes não estão vinculados ao Hardware e pode ser disponibilizado onde for mais conveniente. Uma aplicação deve ser executada em um Sistema Operacional em um determinado Hardware. Com Virtualização de Aplicação ou Apresentação, estas aplicações pode rodar em um servidor ou ambiente centralizado e ser portada para outros Sistemas Operacionais e Hardwares.

Gustavo

Deixe um comentário