Comunicação Interpessoal – Critérios para dar e receber Feedback

No penúltimo artigo escrito sobre feedback, separei mais um trecho do livro (Comunicação interpessoal), devido a riqueza de detalhes e por ser objetivo.

Critério para Se receber Feedback

  • Atitude receptiva (Não defensiva).
  • Esclarecido: Parafrasear o que ouviu.
  • Checado com outros membros do grupo.
  • Exemplificando com situações reais (solicitando exemplos).

Critérios para se Dar um FeedBack Eficaz.

  • Descrever o fato ao invés de avaliá-lo.
  • Especificar em lugar de generalizar.
  • Criar um clima propício.
  • Estar atento às oportunidades de dar feedback.
  • Compatível com as necessidades (motivações) de ambos.
  • Solicitado ao invés de imposto.
  • Dirigido para comportamentos que o receptor possa modificar.
  • Oportuno, isto é, o mais próximo possível do comportamento avaliado (presente).
  • Esclarecer dúvidas para assegurar uma comunicação precisa.
  • Comunicado de forma particular.
  • Respeitar o direito de o individuo fazer o que quiser com seu feedback.

Texto feito pela Prof. Maria Lúcia autora do livro ( Comunicação Interpessoal).

 

Deixe um comentário