No penúltimo artigo escrito sobre feedback, separei mais um trecho do livro (Comunicação interpessoal), devido a riqueza de detalhes e por ser objetivo.
Critério para Se receber Feedback
- Atitude receptiva (Não defensiva).
- Esclarecido: Parafrasear o que ouviu.
- Checado com outros membros do grupo.
- Exemplificando com situações reais (solicitando exemplos).
Critérios para se Dar um FeedBack Eficaz.
- Descrever o fato ao invés de avaliá-lo.
- Especificar em lugar de generalizar.
- Criar um clima propício.
- Estar atento às oportunidades de dar feedback.
- Compatível com as necessidades (motivações) de ambos.
- Solicitado ao invés de imposto.
- Dirigido para comportamentos que o receptor possa modificar.
- Oportuno, isto é, o mais próximo possível do comportamento avaliado (presente).
- Esclarecer dúvidas para assegurar uma comunicação precisa.
- Comunicado de forma particular.
- Respeitar o direito de o individuo fazer o que quiser com seu feedback.
Texto feito pela Prof. Maria Lúcia autora do livro ( Comunicação Interpessoal).